quinta-feira, agosto 25, 2005

"Temos que fazer como na Europa"

Durante a minha estadia no México tive o raro privilégio de assistir aos programas da cadeia de televisão Fox News, uma cadeia de televisão como já não se faz. É uma espécie de televisão soviética para regimes democráticos. Diverti-me à brava a ver reportagens propagandísticas a seguir ao jornal das 20 sobre as vitórias militares americanas do passado, Guadalcanal, Pearl Harbor, etc. Mas numa ocasião, estava eu já quase a adormecer, quando ouvi algo que me atingiu como um raio. Discutia-se a subida do preço do petróleo e as consequências negativas na economia americana. Às tantas um comentador bem ousado profere as seguintes palavras: "temos que mudar, temos que fazer como os Europeus! Na Europa a gasolina custa quase o dobro do custo nos EUA, nós temos que fazer o mesmo. Os Europeus utilizam os transportes públicos e as bicicletas [neste aspecto Portugal é solidário com os EUA], nós temos que fazer o mesmo." Fiquei pasmo! O Fox-moderador estava com os olhos esbugalhados! Heresia! Heresia! O programa acabou passado meio minuto, por entre anúncios de programas de tragédias humanas e de perseguições policiais.

Sem comentários: