domingo, janeiro 23, 2005

Notas da China: Figo, Yao Ming e o fim da monarquia

Há 8 anos, a primeira vez que fui à China, para explicar o país de onde vinha, dizia que era do país de Macau - os Chineses têm alguma dificuldade em identificar os países mais pequenos da Europa. Mas desta vez, quando dizia que era de Portugal, os Chineses exclamavam logo "Figuuu! Figu!" e gesticulavam com a perna o movimento de um remate.
O Figo dos Chineses é Yao Ming, o gigante dos Houston Rockets que joga na NBA. Como tenho uma estatura elevada em comparação com o chinês médio, alguns rapazitos metiam-se comigo na rua e chamavam-me Yao Ming, apesar do Yao Ming só ter mais 35 cm que eu...
O Figo e o Yao Ming são os verdadeiros representantes populares do nosso tempo, aqueles com quem o cidadão mais básico se identifica, a quem recorre para ilustrar a sua nacionalidade com orgulho. Esta mudança que surgiu com o poder crescente dos meios de comunicação, especialmente da televisão, tornou obsoleta a principal função da instituição monárquica. Esta perdeu o exclusivo de representante da nação e na maior parte dos casos só consegue ter esse papel em cerimónias estritamente oficiais. Quem é que conhece o Rei da Bélgica ou a família real da Suécia? Com quem é que se identificam mais os britânicos, com Beckham, com Stephen Hawking, com os Beatles ou com a Rainha?
Para muitos Chineses, Yao Ming é agora o novo Imperador que tomou o lugar deixado vago por Pu Yi, o último Imperador.

Sem comentários: