terça-feira, janeiro 13, 2004

EUA: Paranóia vs Ciência

Ao lermos este artigo da IEEE Spectrum ficamos com a sensação de que a ciência que é desenvolvida nos EUA é uma das principais vítimas da paranóica luta contra o terrorismo. Podemos ler a saga do investigador Zia Mian da Universidade de Princeton, cidadão britânico, mas nascido no Paquistão, cada vez que viaja para fora dos EUA seja para passar férias, seja para participar em projectos de investigação. O autor do artigo descreve ainda situações caricatas, mas que devem ser revoltantes para os visados:

"...the measures have led to troubling incidents in which students have been harassed or detained by immigration officials (...) students have had to delay their studies because they're unable to schedule consular interviews; students who'd left the United States for vacation or family emergencies have been denied re-entry; and invited speakers have been unable to obtain visas in time to give scheduled talks."

A frase seguinte é bem ilustrativa de que as consequências da luta contra o terrorismo andam bem mais próximas dos objectivos pretendidos pelos terroristas do 11 de Setembro do que dos objectivos fundadores dos Estados Unidos da América.

"Professors have told me they have lost graduate students or postdocs, who went to Europe instead. People are beginning to think of holding their meetings outside the United States"

Este texto vem a propósito do artigo "Imigração" do Nuno Mota Pinto do Mar Salgado que me parece estar a pintar a cor-de-rosa aquilo que me parece mais uma emenda esfarrapada da Administração Americana para remediar este tipo de problemas.

Sem comentários: