domingo, novembro 09, 2003

Propinas : promessas de 1993 vistas em 2003

Em vez de andarem sempre a falar de tunas, fatos académicos, praxes, papel higiénico e cadeados, as pessoas que defenderam o pagamento de propinas em 93, deveriam era fazer uma análise sobre as consequências da implementação dessa lei no ensino superior até aos dias de hoje. Isso é que seria falar realmente de propinas e dos verdadeiros problemas do ensino superior. Estas pessoas deveriam dizer algo do género :

Em 93 dissemos que se os estudantes pagassem propinas iram ter os benefícios : A, B, C e D.

Agora em 2003, dez anos depois da aprovação da lei das propinas, os estudantes tiveram, ou tiveram parcialmente, ou não tiveram de todo os benefícios : A, B, C e D.

Isto é que seria falar com seriedade sobre o problema das propinas e eventualmente seria um bom ponto de partida para discutir os restantes problemas do ensino superior, pois como escreve e bem o Miguel Vale de Almeida fala-se demasiado só em propinas.

Por exemplo, estou-me a lembrar de um debate emitido pela SIC em 93 onde participaram o Sr. Miguel Sousa Tavares e os Srs. deputados António Barreto e Pacheco Pereira. Esse programa está gravado e muita coisa foi dita nesse programa sobre as consequências das propinas na qualidade do ensino superior. O que seria realmente interessante era se os Srs. deputados António Barreto e Pacheco Pereira analisassem e explicassem, agora em 2003, o que mudou realmente na qualidade do ensino desde 93. Isso sim, isso é que seria falar com seriedade de propinas e seria também um bom exercício anti-demagógico!

Sem comentários: