quarta-feira, junho 15, 2011

É verdade, mas...

"Portugal virou, então, à direita (...) O que é duplamente irónico: porque foram as ideias liberais da direita e a sua crença num capitalismo sem regras que nos mergulharam a todos na crise; e porque são os mais pobres e mais desfavorecidos que mais vão sofrer"
Miguel Sousa Tavares do Expresso, 10 de Junho de 2011.

Sousa Tavares tem toda a razão, mas...
A banca e o sistema financeiro ficaram com a cabeça a prémio desde 2008, por isso mexeram-se e prepararam bem o terreno, enviaram cadeias de email "anónimas" acusando o estado de tudo, as televisões de direita deixaram de brincar em serviço, ofereceram ao povo as homilias do Medina Carreira, os jornais de economia (também de direita) ostracizaram todas as opiniões fora do pensamento ultraliberal, enfim um clássico da manipulação colectiva pelo sistema financeiro bem explicado no livro “The Best Way to Rob a Bank Is to Own One” de William Black, que descreve um ambiente semelhante durante a crise da banca ocorrida durante a era Reagan.
Pelo seu lado a esquerda ajudou bem. O PS continuou a dar crédito a um líder que no caso Freeport fez o suficiente (e só entro em conta com as decisões legais que tomou enquanto ministro do ambiente) para ser expulso de qualquer partido decente de esquerda. O BE estatelou-se ao tentar imitar o PCP. E o PCP (ou CDU se contarmos com a usurpação da sigla dos Verdes) continua na sua linha estóica de inutilidade política.

Sem comentários: