segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Foi você que pediu um campo de golfe?

(publicado no O Figueirense de 18/02/2011, sem ligação na versão electrónica)

Golfe de Marvão em 2009 completamente seco (clicar para aumentar)

Integrei a comissão de acompanhamento do Parque Desportivo de Buarcos pelo que não me pronunciarei sobre o golfe ali previsto antes da conclusão do processo. No entanto, importa tentar perceber porque estão previstos cerca de uma dezena de campos golfe no triângulo Figueira-Coimbra-Mira, sabendo que a taxa de utilização dos melhores campos do país, no Algarve, é muito baixa. Sobretudo sabendo que a sua adaptação ao nosso clima não se faz sem consequências. O golfe moderno foi inventado na Escócia onde em média chove 220 dias por ano.
A lição que se retira da crise da banca americana dos anos 80 e da bolha imobiliária espanhola é que a construção de campos de golfe se trata de um mero esquema para valorizar terrenos, aparthotéis e aldeamentos adjacentes (ler “The Best Way to Rob a Bank Is to Own One” William Black ou ver “Let’s Make Money” de Erwin Wagenhofer). A sobrevalorização dos empreendimentos confere altos rendimentos às instituições financeiras que fornecem o crédito para a construção através da cobrança de juros, da valorização de acções e da colocação de novos produtos nos mercados. Estas ganham sempre, independentemente de as empresas imobiliárias regionais e de os pequenos investidores locais prosperarem ou declararem falência. Independentemente da utilização ou não dos campos para a efectiva prática do golfe.
O sul de Espanha está pejado de urbanizações fantasma com campos de golfe ao abandono, onde os investidores locais faliram em massa. Algo similar ocorreu com o campo de golfe de Marvão, curiosamente integrado numa rede espanhola de golfe, hoje transformado em pasto para ovelhas, ladeado pelo empreendimento fantasma da Aldeia D'Azenha. O golfe de Marvão será colocado à venda em hasta pública no próximo dia 25 pelas 11 horas e já consta que não existirão compradores…

Sem comentários: