quinta-feira, junho 25, 2009

Ser enganado pela especulação petrolífera

Este artigo publicado no La Stampa, explica com clareza como os consumidores são enganados pelos produtores, intermediários e distribuidores de petróleo. Transcrevo algumas partes da tradução no PressEurop:

"Cada um dos pequenos pontos imóveis que se conseguem ver quando o céu está limpo ao largo de Roterdão, podem alimentar até 5 milhões de automóveis de média cilindrada. São superpetroleiros, carregados com 2 milhões de barris cada. No dia 19 de Junho, eram oito, em frente ao maior porto europeu. Menos de uma hora teria bastado para acostar, mas todos os comandantes receberam ordem de lançar âncora ao largo. O preço actual do barril não incita à venda.

Para descrever esta conjuntura específica, os analistas financeiros falam de “contango”: o preço contra entrega, ou “spot”, de um bem é inferior ao preço de um contrato a prazo (que se obtém pagando hoje um barril para entrega futura). (...) Assim, num contexto de contango, os navios não têm nenhum interesse em depositar a carga."

Este será um dos "custos para as gerações futuras" a ser aplicada a política demagógica de transportes de Ferreira Leite baseada no transporte individual.

Sem comentários: