sexta-feira, janeiro 30, 2009

O modus operandi da charlatanice climática

Por ordem cronológica isto tem mais piada.

21 de Janeiro de 2009
A NASA divulga esta fotografia correspondente a 50 anos de observações da Antárctida sob o título "Satélites confirmam o aquecimento do oeste da Antárctida no último meio-século"


Red represents areas where temperatures have increased the most during the last 50 years, particularly in West Antarctica, while dark blue represents areas with a lesser degree of warming. Temperature changes are measured in degrees Celsius.


23 de Janeiro de 2009
Para justificar que a Antárctida está a arrefecer, contrariando o comunicado da NASA, Rui Moura tem esta entrada no seu blogue niilista onde mostra um gráfico da NASA desactualizado, publicado há cerca de 5 anos atrás, correspondente apenas a 22 anos de observação (1982-2004). Ora, esta informação de 22 anos de observações está totalmente contida no gráfico acima, correspondente a informação que cobre um período de observações até há 50 anos atrás e que tem em conta uma maior quantidade de dados das estações de observações terrestres e dos satélites. Assim, se atira areia aos olhos dos leigos...

Sem comentários: