domingo, julho 09, 2006

75% pela Itália e 25% pela França

Adorava ver o Luca Toni a fazer aquele gesto "Avete capito?" várias vezes. Canavarro, Zambrotta, Pirlo e Gattuso estão a jogar um futebol de campeões e não acho nada que o futebol que a Itália tem apresentado seja feio ou cínico, note-se bem que os italianos já fizeram abanar as redes adversárias por 11 vezes. No entanto, durante a final de hoje poderei ceder o meu apoio à selecção francesa, no caso do Thierry Henry estar num daqueles dias infernais. Se jogarem, Govou e Trezeguet também me poderão fazer mudar de campo, tal como Ribery, se comemorar um golo da mesma forma como o fez contra a Espanha (o homem parecia possesso).

Do ponto de vista pessoal tenho dificuldade em apoiar uma ou outra selecção. Vivi e tenho bons amigos nos dois países, de Itália gosto da simpatia das pessoas, da gastronomia e do culto da beleza e da estética, de França gosto daquele serviço público que é apenas o melhor do mundo - excelentes universidades e hospitais quase gratuitos - gosto da escolha e da produção cultural sem paralelo no resto do planeta e gosto do papel de guardiã da independência política da Europa. Em Itália acho pouca piada à desorganização geral e à forma como conduzem nas estradas, em França acho ainda menos piada ao clima social das grandes cidades e o desleixo político (tanto da esquerda como da direita) com que se tem gerido o problema.

PS- Escreverei muito em breve as prometidas linhas sobre Scolari

Sem comentários: