terça-feira, dezembro 27, 2005

Os meus filmes preferidos de Ficção Científica

Aproveitando a onda do Ano Internacional da Física fui divulgando na minha rubrica semanal Klepcinema alguns dos filmes de ficção científica que me parecem mais interessantes. O interesse que atribuo a alguns desses filmes não se resume apenas à temática científica em si. O carácter visionário de alguns filmes, a forma como um enredo científico encaixa noutros estilos cinematográficos, o talento do realizador e dos actores e a relação qualidade/custo do filme são aspectos que também foram considerados. Aqui vai a minha lista mais ou menos por ordem de preferência:

Contacto (1997) Robert Zemeckis
Abre os Olhos (1997) Alejandro Amenábar
2001: Odisseia no Espaço (1968) Stanley Kubrick
Planeta dos Macacos (1968) Franklin J. Schaffner
Metrópolis (1927) Fritz Lang
Até ao Fim do Mundo (1991) Wim Wenders
eXistenZ (1999) David Cronenberg
A Ilha (2005) Michael Bay
Sinais (2002) M. Night Shyamalan
Invasion of the Body Snatchers (1978) Philip Kaufman
Marte Ataca (1996) Tim Burton
Minority Report (2002) Steven Spielberg
Alien, o Oitavo Passageiro (1979) Ridley Scott
Encontros Imediatos do 3º Grau (1977) Steven Spielberg
Blade Runner (1982) Ridley Scott

Devo referir que não vi o filme "Solyaris", o original russo de 1972, eu sei que é uma lacuna grave, mas tenho andado a tentar caçá-lo nos clubes vídeo e nas salas de cinema que frequento.

Sem comentários: