terça-feira, outubro 11, 2005

As consequências da Mão Invisível no Lago Vitória

O filme (documentário) "Darwin's Nightmare" conta a história da exploração da perca do Nilo no Lago Vitória na Tanzânia. Na cidade retratada no filme onde se desenvolve a indústria de pesca da Perca do Nilo não existe socialismo, não existe rendimento mínimo garantido, não existe protecção social de qualquer tipo. Mas, existe criação de riqueza, economia de mercado totalmente livre, portanto o Estado Mínimo e o liberalismo mais radical no seu esplendor. Ironicamente, neste lugar onde circulam por dia centenas de toneladas de peixe, onde existe uma indústria próspera de produção de peixe, existe também a fome, a miséria, a SIDA, a prostituição, a toxicodependência, a corrupção e onde existe ainda, a mistura do antigo com o novo e do tradicional com o moderno feita da pior maneira possível e um desequilíbrio ecológico de proporções gigantescas nas águas do lago. O filme mostra ainda que os mesmos aviões que transportam o peixe para a Europa, para um supermercado perto de si, são os mesmos que transportam armas para o Lago Vitória e para outros destinos de passagem por ali. Ficamos a perceber que a Mão Invisível trouxe riqueza aos Indianos que exploram as fábricas de peixe, aos Russos que transportam a Perca nos seus aviões, aos Europeus que vendem a Perca do Nilo nos seus supermercados, mas para quem mora ali à beira do Lago Vitória não se passa da cepa torta. A única riqueza que fica por ali são os magros salários de alguns pescadores e dos empregados das fábricas de transformação de peixe e os dólares gastos nas prostitutas pelos pilotos dos aviões.

Este "Darwin's Nightmare" é apenas um exemplo dos efeitos nefastos da Mão Invisível, tal como afirma o seu realizador, o austríaco Hubert Sauper, "I could make the same kind of movie in Sierra Leone, only the fish would be diamonds, in Honduras, bananas, and in Libya, Nigeria or Angola, crude oil"

São Karol Wojtyla?
Para os admiradores de Karol Wojtyla, os que acham que ele deveria ter sido prémio Nobel da Paz ou Santo, recomendo especialmente a cena de "Darwin's Nightmare" em que um pastor católico que lida com as populações do Lago profere algumas palavras sobre a SIDA, o uso de preservativo e o pecado...

Sem comentários: