domingo, fevereiro 22, 2004

Referendos

No seu texto "Mais um referendo?" Vital Moreira questiona-se sobre a necessidade de fazer um referendo sobre as novas entidades supramunicipais. Eu coloquei a mesma questao sobre o referendo da regionalizaçao em 98. Também a regionalizaçao estava prevista pela constituiçao. O resultado foi o que foi.

Nao sou contra esta nova reforma. Perante a catástrofe que é a política regional neste país, qualquer medida por pior que seja é melhor que nada. Agora esta reforma é a continuaçao do caos. Os municípios agregam-se de cima para baixo. Mais na lógica de afinidades partidárias do que na lógica de critérios racionais que tenham a ver com a gestao de recursos naturais, a geografia ou estratégias de desenvolvimento comuns. A prevista área metropolitana de Coimbra é um exemplo perfeito da ausência completa de qualquer lógica racional. Isto tudo à revelia das populaçoes. No referendo à regionalizaçao perguntava-se se as pessoas concordavam com a regiao a que pertenciam. E agora de repente toda a gente concorda com todos os mapas das entidades supramunicipais? Estranho...

Quando Vital Moreira fala de má consciência de quem conduziu o processo da regionalizaçao em 98, eu julgo que se há alguém que deveria ter a consciência bem pesada pelo autêntico desastre que é o desenvolvimento regional deste país sao todos esses movimentos que se opuseram à regionalizaçao, como o Portugal Único. Houve alguma coisa de positiva que se passou no desenvolvimento regional deste país desde 98? Nada. A regiao das Beiras por exemplo é agora quase a mais pobre da Europa. Bravo!

Sem comentários: