segunda-feira, outubro 20, 2003

Indios normalizados (actualizacao)

Depois de descalcar duas vezes os sapatos, tira cinto-poe cinto, tira cinto-poe cinto, autentico strip-tease no aeroporto, uma pelicula AGFA para o galheiro, dois formularios com perguntas infantis ("Do you carry any weapons with you?"), a estreia do passaporte com leitura optica - e' a "amizade transatlantica" Portugal-EUA - cheguei finalmente a um dos ultimos redutos da resistencia india 'as cavalarias de "purificacao" da America do Norte.

Comparada com a situacao actual dos indios norte-americanos a questao da normalizacao da Turquia e' uma questao de pacotilha. A maioria destes indios eram cacadores-recolectores e eram por isso individuos bastante activos, hoje estao segregados em parques de estacionamento de rulotes que tem o pomposo nome de "Indian Nation", sao balofos como o americano medio, passam os dias a ver televisao, apresentam-se de T-shirt a cobrir parcialmente a barriga e de bone' da Budweiser. Os problemas de alcoolismo e de depressao sao generalizados nestas pequenas comunidades. E' deprimente ate' para quem esta apenas de passagem. Os antepassados destes indios devem andar 'as cambalhotas no tumulo!

Ainda sobre a normalizacao de culturas
A questao da diluicao da cultura de paises mais pobres, de regioes ou de etnias minoritarias pela cultura dos paises mais ricos e' uma questao fundamental no mundo de hoje. Curiosamente ate' e' de "Bruxelas" que tem surgido algumas das raras medidas para contrariar essas diluicoes, por exemplo do Comite' das Regioes, orgao para o qual Portugal se esta a cagar. Dois "senhores de Bruxelas" um de direita (Francois Bayrou) e o outro de esquerda (Cohn Bendit, ler "une envie de politique") tem ideias concretas e bastante interessantes para impedir que a UE se torne numa instuicao padronizacao de culturas. Sao dos poucos politicos que tem o merito de ter arregacado as mangas para lutar contra a mare. Quanto aos "senhores de Washington" julgo que se estao a cagar para as etnias ou a para cultura dos paises mais pobres como o provam os Indios, as florestas de arranha-ceus e avenidas para Cadillacs do Qatar, de Riad, do Bahrein, da Formosa, de Hong Kong, de Singapura, do Havai e que o destino reserva a Bagdad. E' preocupante tambem a politica de "Londres" e "Madrid" que sao os unicos da UE que ate hoje nao conseguiram resolver os seus problemas regionais na Irlanda do Norte e no Pais Basco respectivamente. Ao terem misturado este problema com a parvoice da "luta contra o terrorismo" foi como tentar apagar o fogo com gasolina. Era a lufada de ar que os fanaticos do IRA e da ETA estavam mesmo a precisar depois de um periodo em que perdiam claramente influencia.

Sem comentários: